Captação de recursos
Sites colaborativos ou de doações
- o uso do site http://www.listus.com.br/ que facilita a aquisição de um produto por meio de cotas, só é vantajoso se o valor do item for acima de R$100,00 pois o frete é por conta do solicitante e por vezes não compensa.
No caso dos brinquedos, estipulamos uma média de 25,00 por item e o frete ficava entre R$7,00 e R$13,00.
Rifas
- a venda de rifas se mostrou bem mais produtiva, até porque a abordagem física onde os integrantes tinham a oportunidade de explicar mais detalhes sobre o projeto sempre é mais eficiente.
- Para pedidos de doações por email é importante trabalhar bem o texto, se possível utilizar técnicas de email marketing para que o retorno seja mais positivo.
Plano de contingencia
- sempre manter um plano B. No caso, apesar de conseguirmos uma doação desde o inicio do projeto, não suspendemos a venda da rifa para o caso dos produtos não atenderem 100% dos requisitos esperados.
Requisitos do produto
É importante manter sempre claro para todos os stakeholders a definição de requisitos, o prazo de entrega e as negociações entre cliente/fornecedor.
Tivemos um pequeno conflito no entendimento sobre a quantidade de brinquedos a ser doado entre a equipe e o fornecedor, mas houve tempo hábil para efetuar ações corretivas.
BLOG
É importante centralizar e manter atualizado as informações para conhecimento de todos os interessados. Facilita o entendimento do projeto e o acompanhamento de seu desempenho.